Pierre Rosa

PARA LIDERES: 8 sugestões para você criar um ambiente com muito humor na sua equipe e/ou empresa mesmo que você não tenha graça nenhuma

Tempo de leitura: 15 minutos


Eu estou com 43 anos.  E faz uns 30 anos que eu vejo falarem e escreverem sobre líder, liderança, influenciar equipes tudo com o poder do humor! Mas é sempre tanta teoria que eu me sinto um estudante de filosofia.

Com esse artigo quero ajudar você a realmente implementar o humor como algo concreto na sua equipe. Por isso, só para começar, lhe darei 8 sugestões.

O humor que me refiro aqui é aquele que faz rir. É o uso da comicidade através de suas diversas formas sendo usada para melhorar o ambiente de trabalho, o astral da equipe e num conceito geral fazer com que sua equipe tenha sempre um bom humor.

Chega de teorizar, bora por em praticar!

Mas antes, por mais irônico que pareça, um pouco de teoria!

Clique aqui para ir direto para as recomendações mas eu não aconselho.

Quem é lider sabe que é. E não tem vergonha de saber.

Se você acha que ter plena consciência do próprio talento para liderar é algum tipo de egocentrismo, esse artigo não é para você. 

Você já liderou grupo de pessoas rumo a um objetivo?
Você já trabalhou como chefe de equipe?
Você se sente a vontade assumindo todas as responsabilidades de alguém que lidera?

Se você respondeu sim para as perguntas acima. Você é um líder.

E qual foi o retorno que as pessoas que foram lideradas por você lhe deram? o famoso feeedback

Dependendo dessa resposta você sabe a qualidade de lider que você é.

Quem é engraçado sabe que é. E não tem a menor vergonha em saber.

Se você acha que ter consciência do próprio talento para fazer as pessoas rirem é algum tipo de egocentrismo, esse artigo não é para você. 

Você já fez um grupo de pessoas rir?
Você já trabalhou fazendo as pessoas rirem?
Você se sente a vontade assumindo todas as responsabilidades de ter que fazer pessoas rirem?

Se você respondeu sim para as perguntas acima. Você é engraçado e quem sabe um comediante profissional.

Dependendo da quantidade e qualidade das risadas e aplausos que você teve é possível quantificar sua qualidade.

É necessário para quem quer se envolver com o humor de forma responsável e profissional, ter uma visão clara ou o mais clara possível de como a coisas realmente são. Deixando de lado se gosto pessoal. Isso porque o humor é algo extremamente racional.

CALMA esse artigo não é para transformar lideres em comediantes.

Mas se você quer trazer o humor de forma responsável para seu mundo tem alguns conhecimentos que são importantes saber.

Eis aqui um parágrafo do livro o Riso de Henri Bergson

“Observemos agora, a insensibilidade que naturalmente acompanha o riso.  O cômico parece produzir o seu abalo sobre condição de cair na superfície de um espírito tranquilo e bem articulado. A indiferença é o seu ambiente natural o maior inimigo do riso é a emoção. O cômico exige algo como certa anestesia momentânea do coração para produzir todo seu efeito. Ele se destina a inteligência pura. Mas essa inteligência deve permanecer em contato com outras inteligências, não desfrutaríamos o cômico se nos sentíssemos isolados. O riso parece precisar de eco o nosso riso é sempre o riso de um grupo.”

Gosto de mencionar meu colega de trabalho Rodrigo Amém, pois quando eu contei sobre o conceito desse parágrafo para ele, em seguida ele disse: “O humor é mais rápido que a moral!”  o que faz todo sentindo. Sabe quando você ri de algo que você sabe que é errado rir mas mesmo assim ri. Então….mais rápido que  moral.

Da mesma forma que não tem curso que tenha eficácia em transformar uma pessoa que não tem o dom para liderar em lider, também não tem curso que transforme uma pessoa que não tem o dom para fazer rir em alguém enrgraçado.  ( Se você discorda desse afirmação, adoraria trocar uma ideia com você. )

Então aceite quem e como você é. Levando em consideração que você é um lider.

Se você é engraçado, faça bom uso. Se você não é engraçado, que a origem do humor não seja você.

Todo mundo conhece alguém, ou já esteve na presença de alguém  que se acha engraçado mas não é.  Qual a primeira palavra que lhe vem a cabeça quando pensa nessa pessoa?  Pra mim é constrangimento.

Dito isso.

Meu objetivo nas próximas linhas é primeiro afirmar que o uso do humor é a solução mais forte e efetiva para criar uma relação forte, verdadeira e de união entre todas as pessoas de uma equipe.  E segundo e dar a você algumas ideias de como fazer.

Fique calmo, em momento algum irei sugerir para você contratar para sua equipe palhaços e comediantes. Isso seria a coisa mais sem graça do mundo.

Dar boas risadas juntos e compartilhar um clima de diversão cria uma conexão entre as pessoas. É quase como uma cola que junta todos no mesmo lugar.

Especialmente quando se dá boas risadas de adversidades enfrentadas pelo grupo, essa união entre as pessoas fica mais forte.

Essa união emocional criada no grupo faz com que em momentos adversos esse grupo mantenha-se coeso para enfrentar o que for e chegar ao objetivo final com o mínimo de stress.

Eu lembro na época que eu trabalhava como assistente de garçon ( comim) em um cruzeiro marítimo italiano da empresa Costa Cruzeiros. Eu não lembro o nome do navio. Idade tá pegando pro meu lado.

esse sou eu…fazendo minhas graças para ganhar gorjetas

A equipe toda de A&B deveria ter mais de 30 homens de diversas nacionalidades. Trabalhávamos no café-da-manhã, almoço, chá da tarde, jantar e ceia da meia noite. Sim, se você quer ganhar 20 quilos em 7 dias faça um cruzeiro.

Eram no mínimo 14 horas diárias de um serviço físico e mentalmente stressante. 

O stress físico estava na parte que garçon quase não descansa. Garçon aprende a descansar em pé. De preparar o restaurante para receber os clientes até o deixar o restaurante pronto para o dia seguinte é muitoooooo trabalho.

O stress mental estava nas exigências que demandam a função. Cuidados com higiene e sanitização, excelência em atendimento com o cliente e no convívio com colegas.  

No final do expediente estávamos exaustos, estávamos só pó-da-rabiola.

Depois que o restaurante fechava tínhamos que limpar tudo. Limpar significava: recolher sujeiras, varrer, aspirar, lavar, secar, arrumar, polir… 

Com o restaurante fechado, só com “a galera” lá dentro, ficávamos com a camisa pra fora da calça, a gravata no bolso e as piadas começavam a fluir como água numa nascente. E com as piadas vinham as risadas e por incrível e mais louco que possa parecer o cansaço físico era muito aliviado por causa do relaxamento mental que as risadas provocavam. 

Isso aumentava nosso astral, diminuia o stress e assim executávamos nossas tarefas com a precisão necessária. 

Havia um sentimento de pertencimento, um sentimento de: eu faço parte desse grupo de pessoas, que fazia com que trabalhássemos melhor relacionados entre nós.  Afinal de contas éramos todos de culturas e tradições muito diferentes, tinha tudo para dar algum problema se esquecêssemos de rir.

Mas não se engane em achar que nós ficávamos soltos pelo restaurante para cumprir nossas funções. Havia uma pessoa responsável em liderar toda aquele equipe de limpeza. E é aqui que está a grande sacada de liderança que aprendi cedo na minha carreira profisisonal!

A pessoa que era responsável pela equipe que limpava o restaurante a noite era um coroa italiano que devia ter mais de 20 anos trabalhando em navio. Era um cara nada simpático e muito menos engraçado mas ele permitia que nos divertíssemos através das nossas piadas e brincadeiras. Eu não sei se ele teve algum treinamento ou era algo que a vida ensinou a ele mas é ai que está a grande sacada.

Ele não precisava ser o centro das brincadeiras, do bom humor ou das piadas. Ele precisava só que nós fizéssemos nosso trabalho e com o uso do humor enquanto trabalhávamos o trabalho era feito mais rápido, com eficácia e sem reclamações. Então, ele permitia o humor. E nós não queriamos perder essa “permissão” por nada nesse mundo.

Se tem uma coisa que todas as pesoas de uma equipe prezam é quando elas têm a permissão de poder brincar, de poder rir. Essa permissão acarreta todas as vantagens já mencionadas anteriormente. 

Asssim sendo, se você é um lider nato mas não um exímio propagador de piadas e brincaderias, permita que os que têm esse dom o façam. Faça cumprir uma das virtudes de um bom lider, se você não sabe como fazer, cerque-se de pessoas que saibam e lidere-as

SUGESTÕES

Antes de qualquer sugestão eu quero que você assista a esse vídeo abaixo. Se é que você ainda não assistiu.

Eu poderia escrever milhares de palavras pra explicar por o riso é contagiante mas porque eu faria isso se essa confirmação esta no vídeo acima.

Se você assistiu esse vídeo e não uma risadinha… “Houston we have a problem!”

Agora imagine um grupo de pessoas assistindo a esse vídeo juntos…o contágio seria grande! – Se ligou no que eu quis sugerir aqui???

Deixarei aqui minhas sugestões de atividades/ações para melhorar o aspecto do uso humor nas equipes. 

Você já deve ter ouvido a expressão: O humor é subjetivo. Tem pessoas que gostam de um tipo de humor que outras pessoas não gostam. E isso é algo que você terá que lidar sempre quando se tratar de humor.

Minha sugestão é dar condições para que o humor tenha espaço no ambiente de trabalho e deixar que o próprio grupo adquira suas caracteristicas e descubram seus próprios limites. Sim, porque existem limites.

Algumas das opções abaixo são de experiências minhas com trabalhos feito em empresas e outras foram criadas a medida que escrevo esse artigo. Adoraria ter sua ideia aqui também. É só deixar nos comentários que eu adiciono.

  1. Se sua empresa tem condições financeiras, contrate um comediante para fazer uma apresentação.
  2. Lugares onde as pessoas se reunem para comer são excelentes para quem sabe ter um TV com programas de humor mas com volume. Se não puder ter só que tenha legenda. 
  3. Trazer um caricaturista para a empresa para desenhar caricaturas dos funcionários e deixar algumas delas expostas parece ser legal. Se você é o líder, deixe a sua caricatura em destaque.
  4. Encontrar alguma forma de enviar algum tipo de meme nas comunicações feitas através de email ou whatsapp.
  5. No local onde está o cafezinho deixe algum tipo de Biscoito da Sorte só que com piadas.
  6. Essa dica aqui é a dica de ouro:
    Em reuniões mostre-se aberto ao humor. Quando houver tensão faça uma brincadeira, uma piada.
    Nada melhor que um comentário cômico para tirar a tensão de um clima tenso como por exemplo balanço de final de mês.

    – Então é isso, pelo o que eu entendi fizemos o nosso melhor e não conseguimos o que queríamos. Essa é a definição do porque minha mulher casou comigo.

    Não é porque você fez uma piada que a seriedade da reunião foi abalada.  A piada, o riso causado dissipou a tensão e sem tensão a mente fica aberta a novas ideias.

    OBS. Tem pessoas que têm o “timing” certo para fazer essas brincadeiras outras não. Se você é uma dessas pessoas, que as brincadeiras comecem por você e encoraje outros a fazer.

    Mas aqui tenho que ressaltar um grande alinhado do humor que é o BOM SENSO.
  7. Faça sugestões de filmes para sua equipe assistir no final de semana. E coloque filmes de humor. Sugestões não quer dizer que você vai obrigar o pessoal a assistir. Vê quem quiser.
  8. Tenha em mente que já existem piadas sobre e com  você. Fazer piadas com chefes é o básico do básico em ambientes de trabalho. Então, sempre que possível faça piadas consigo mesmo.

A linha de raciocínio que usei para dar essas sugestões é de usar atividades que as pessoas já estão acostumadas a fazer fora do trabalho. Com algumas exceções. Isso faz com que não seja tão escancarado esse movimento de colocar algo para influenciar o comportamento da equipe.

Usar atividades infantis também é uma boa ideia mas tente trocar o nome da atividade. Por exemplo: não use a palavra gincana e sim circuito de atividades. 

Nomenclatura é tudo.

Ou você realmente vê diferença entre chefe e líder a não ser na nomenclatura? 

Aqui tem outro vídeo que quando surgiu foi um mega sucesso. É outro exemplo de contágio pelo riso mas que de uma forma diferente. Existe um constrangimento grande. Ante que você tire conclusões: isso é um esquete cômico.

Por enquanto é só.

Eu quero realmente saber sua opinião sobre esse artigo. 

Faz sentindo pra você?

Não faz sentindo? 

Obrigado por ler até aqui e conheça também meus outros artigos.

.

Pierre Rosa

PARA LIDERES: 8 sugestões para você criar um ambiente com muito humor na sua equipe e/ou empresa mesmo que você não tenha graça nenhuma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *