Pierre Rosa

COMO FAZER BONS 5 MINUTOS DE COMÉDIA STAND UP E SEMPRE SER CONVIDADO PARA APRESENTAR ( MESMO SENDO INICIANTE )

Tempo de leitura: 32 minutos

Até onde você iria para ter seus 5 minutos de uma excelente apresentação de stand-up comedy com a qual você fosse lembrado pelo público, outros comediantes e produtores de shows? 

Nesse artigo eu te mostro como escolher o tema para suas piadas, diversas formas de estruturar sua piada, juntar material para momentos onde a inspiração não te ajuda, estruturar sua apresentação, conseguir espaço para se apresentar sem ser chato, além de outros conhecimentos que eu considero necessários para iniciar uma vida profissional na comédia.’

O que você não vai achar aqui nesse artigo?
Muita teoria!

Não é me meu objetivo te ensinar teorias sobre comédia, nem história da comédia, muito menos falar de como um comediante é melhor que outro porque faz isso ou aquilo.

Eu te ajudo a tirar suas ideias cômicas da cabeça e colocá-las no papel, para depois serem apresentadas no palco.

Se você acha os 32 minutos de leitura desse artigo muito tempo de investimento para aprender a escrever piadas, então pode parar por aqui.

O que eu vou te ensinar e para ser praticado a vida toda.

Você está pronto para se dedicar de hoje até pra sempre para aprender a escrever piadas, a fazer comédia?

 

QUEM SOU EU PRA PROMETER UMA COISA DESSA?

Meu nome é Pierre Rosa, eu sou palhaço, comediante, ator e empresário a mais de 20 anos. Minha missão é ajudar a pessoa que já está envolvida com comédia e aquela que quer e sente que precisa trabalhar, se envolver profissionalmente com humor para que sua vida tenha algum propósito, para que sua vida tenha graça. Comecei minha carreira na comédia em 1997! 

Estou nesse mercado há mais de 20 anos tanto com shows no Brasil como em território internacional. Minha evolução artística segue essa ordem cronológica, se é que posso chamar assim: Palhaço, técnico de som & luz,  comediante, ator, produtor, roteirista, videomaker e…. ( sempre tem espaço pra mais.) 

Atualmente tenho o Porão da Comédia no Rio de Janeiro.

Quero ressaltar que também dou workshops presencias e criei o 1º Treinamento de Comédia no Brasil ( pelo menos eu não conheço e nunca vi nada igual)  é o TPC – TORNE-SE PROFISSIONAL DA COMÉDIA. 

 

SERÁ QUE EU (VOCÊ) SOU REALMENTE ENGRAÇADO?

 

Se você é iniciante na comédia, com certeza essa pergunta já rondou sua cabeça. Ou ainda ronda.

Durante alguns workshops e mesmo na comunidade do TPC algumas pessoas ainda tem duvidas quanto a serem engraçadas ou não.

A resposta pra isso é simples.

Não é você que vai dizer para você mesmo se você é ou não engraçado. São as pessoas a sua volta que lhe dizem isso. 

E depois de tanto você ouvir que você é engraçado você começa a acreditar!

Mas porque elas dizem que você é engraçado?

Provavelmente porque quando alguém fala alguma coisa você sempre tem um comentário “espirituoso” para fazer. E depois de você fazer esse “comentário” as pessoas riem.

Ou além de fazer comentários você faz coisas engraçadas. Imita, faz caretas, ou como muito ouvi falarem para mim: faz “palhaçadas”.

Aconteceu comigo:

Quando eu cursava a faculdade de Hotelária na cidade de Canela no Rio Grande do Sul, na hora do intervalo, quando todas as pessoas do campus estavam na area comum, eu subia até o topo de um pequeno morrinho que tinha atrás do campus, me deitava na grama e vinha rolando lá de cima até chegar na parte de cimento do prédio. 

Parece a coisa mais idiota do mundo mas eu lembro de todo mundo, ou pelo menos a maioria das pessoas, estarem rindo da minha ação. E pediam para eu fazer novamente. E lá ia eu.

Eu era o verdadeiro bobo da corte. Ou melhor, bobo da faculdade.

Eu mencionei esse fato específico porque eu o consideração o mais absurdo que eu já fiz para conseguir algumas risadas fora do ambito profissional.

Só pra constar, eu tinha 19/20 anos.

Essa foto abaixo é de 1998. Esse sou eu apresentando um show de talentos, idealizado por mim, na cidade de Canela no Rio de Grande do Sul.

Toda essa história foi para mostrar pra você que se as pessoas não rissem do que eu fazia ou dizia, isso iria me desmotivar a continuar fazendo e em algum momento eu pararia. 

Mas, graças a Deus, foi ao contrário.

A cada risada, a cada vez que me falavam que eu era engraçado mais e mais eu queria fazer coisas engraçadas. E isso acontece até hoje!

Então preste atenção a sua volta. 

Se você ouvir com certa constância que você é engraçado, acredite. Porque esse é o tipo de elogio que não se diz por educação, respeito ou qualquer tipo de convenção social. 

Quando você ouvir alguém dizer que você é engraçado pode ter certeza que tal elogio vem de coração puro de quem diz.

Quando alguém lhe diz que você é engraçado é uma forma da pessoa dizer obrigado por ter-lá feito sorrir.

Agora, é importante você ficar ligado(a)!

Se você não ouve muito isso…é bom começar a se preocupar! 

Pronto… agora vamos começar a preparar seus 5 minutos “matadores”. 🙂 🙂

 

 

 

QUAL ASSUNTO FALAR!

Já lhe digo de primeiro:  Não existe assunto errado! 

Diálogo entre você e eu: INÍCIO

Você: Então quer dizer que posso fazer piada de qualquer assunto? 

Eu: Pode. 

Você: Qualquer, qualquer, qualquer assunto? 

Eu: Sim. Qualquer assunto. 

Você: Que legal! 

Eu: Sim, que legal! Mas…… – 

Diálogo entre você e eu: FIM

SEMPRE TEM UM MAS, e ainda bem que sempre tem um mas. – mas…

  • mas nº 1:  lembre-se que toda vez que você fizer uma piada você será julgado pelas pessoas ( plateia )  se sua piada é ou não engraçada. Se as pessoas rirem do que você falou, você passou no julgamento, se elas não rirem do que você falou, você foi condenado. O bom é que você sempre terá a chance contar outra piada logo em seguida para tentar ser absolvido da última piada. E assim é do início ao fim da sua apresentação, uma sucessão de julgamentos a cada piada contada. Mas isso você já sabia.
  • mas nº2: eu poderia escrever um livro sobre esse tema mas você já deve ter ouvido falar muito sobre o tal politicamente correto e o limite do humor. 

Há alguns assuntos que eu sugiro você evitar no início de sua carreira. E quando digo início é no período que você está desenvolvendo quem é você enquanto comediante, depois que você já estiver bem seguro de quem é você enquanto comediante: O CÉU E A CADEIA SÃO O LIMITE. Os assuntos são: aborto, doenças terminais, qualquer assunto que envolva criança sofrendo, politica, religião e o que mais você e sua incrível sensibilidade percebam. 

Assuntos que tendem a causar comoção popular não são assuntos que alguém no início de carreira deva abordar. “Ah, mas esse e aquele comediante faz isso e ninguém reclama! Porque eles podem e eu não?” Responderei educadamente essa frase. Eles podem porque provavelmente são comediantes com alguns bons anos de experiência e uma carreira já bem trabalhada. Duvido que esses comediantes no início de suas carreiras abordavam assuntos que poderiam fazer com que fossem hostilizados pela plateia. 

COMO ESCOLHER O ASSUNTO

Complete os itens abaixo com no mínimo 10 respostas para cada.

Parte 1:   EU GOSTO

  • 1.1 coisas que eu gosto
  • 1.2 pessoas que eu gosto/admiro
  • 1.3 lugares que eu gosto de ir
  • 1.4 objetos que eu gosto
  • 1.5 situações que eu gosto de viver

Parte 2:  EU NÃO GOSTO

  • 2.1 coisas que eu não gosto
  • 2.2 pessoas que eu não gosto/admiro
  • 2.3 lugares que eu não gosto de ir
  • 2.4 objetos que eu não gosto
  • 2.5 situações que eu não gosto de vive

Quando você preencher essa lista você vai ter uma boa quantidade de assuntos para abordar.

Eis abaixo umas piadas minhas sobre algo que eu gosto muito que é cerveja. Gosto tanto que no momento que estou escrevendo esse artigo estou bebendo uma ou doze. 🙂

https://www.youtube.com/watch?v=fkrkwXujhtA

SUGESTÃO DE OURO

Nunca perca essa lista!

Atualize essa lista sempre que puder!

Essa lista vai lhe salvar em momentos de desespero! 

Um dos meus grandes amigos que é comediante, irei chamá-lo aqui de Zé,

O Zé passou um momento tenso na vida pessoal dele. E isso mexeu muito com ele. Sempre preocupado, stressado, nervoso mas mesmo assim tinha que trabalhar.

Trabalhar com criação artística demanda que nosso psicológico esteja sempre bem. Mas sabemos que na vida real isso é impossível de acontecer.

O Zé precisava gravar vídeos com piadas novas todas as semanas. Mas quem disse que ele conseguia criar.

Ele sempre falava que estava sem assunto pra falar e que não consegui escrever novas piadas a respeito do que ele vivia no momento.

Se o Zé tivesse uma lista com assuntos que ele gosta e não gosta, com certeza isso ajudaria muito ele.

 

Algum tempo atrás eu gravei 5 vídeos e postei gratuitamente no Youtube de COMO FAZER COMÉDIA STAND-UP.

No primeiro vídeo eu falo mais sobre essa escolha de assunto mas com uma abordagem diferente da citada acima.

Assista:

https://www.youtube.com/watch?v=DKK6EDHhiQo

COMO ESCREVER A PIADA

Lembrete: Uma boa piada são duas ideias/assuntos antagônicos que se juntam.

Para escrever é sempre bom ter um estrutura. Um guia para seguir. Então vamos lá.

ESTRUTURA / REGRA

Agora que você tem todo esse material anotado vamos escrever a piada. Mas antes falarei sobre A REGRA. (Volte a última frase e leia com voz de locutor da madrugada.) 

Existe uma regra muito simples, uma ideia muito difundida sobre a escrita da piada. A famosa em inglês: SET UP  & PUNCH LINE! 

Essa “REGRA” é muito útil, simples e eficaz. Na verdade não é uma regra é uma estrutura.

O SET UP em português é o mesmo que PREPARAÇÃO – DESENVOLVIMENTO juntos, essa é a parte onde você apresenta para a plateia o assunto sobre o que trata sua piada e fala um pouco sobre esse assunto. O ideal é quanto menos palavras você puder usar para que a plateia entenda sobre o que você vai falar, melhor. 

O PUNCH LINE em português é o mesmo que DESFECHO, essa é a parte engraçada da piada.

Simples né?
Sim, muito simples.
🙂

Mas o que é no desfecho esse “ALGO” que faz a plateia rir?
Boa pergunta.
Obrigado!

Existem diversos livros, teorias, estudos, conceitos sobre o que faz as pessoas rirem, falarei disso mais adiante mas sugiro a você que busque informações sobre o tema. Bem como sugiro a você que leia e estude tudo que for possível sobre comédia. História da comédia, estilos de comédia, biografia de comediantes que você admira, se informe o máximo que puder. Se tem algo que nunca é demais é o conhecimento.

 

É certo pensar que o grande “lance” da piada, o que faz uma piada ser engraçada é algo chamado de virada cômica. Durante sua PREPARAÇÃO – DESENVOLVIMENTO você apresenta e desenvolve sua ideia quando vem o DESFECHO é quando a plateia ri, é quando você surpreende a plateia com um DESFECHO que eles não esperavam, é algo que os faz rir. 

Um exemplo são os desfechos irônicos. Eu adoro ironia. Então pra mim, desfechos irônicos são engraçados.

– Pierre!
– Pois, não?
– Só desfechos irônicos são engraçados?
– Não. Não. Ironia foi só um exemplo.  Desfechos devem surpreender. 
– Pierre, para de enrolar e diz logo como surpreender? 
– Calma, vou dizer. 

Festa de aniversário surpresa quando todos convidados ficam escondidos a espera do aniversariante e quando esse chega todos aparecem gritando: FELIZ ANIVERSÁRIO. O aniversariante não esperava tal acontecimento então ele fica surpreso, se assusta e morre. Isso é o desfecho só que na piada ao invés de matar você faz rir.  

Mais uma forma de entender o desfecho é, uma forma poética.
Quando você conta uma piada às pessoas lhe permitem pensar por elas, você está com o controle sobre o que elas pensam naquele momento, você é o responsável pela construção de um caminho, uma estrada que deve levar ao riso. Então você começa a conduzir a todos pela estrada, já no meio da estrada o fim se aproxima e antes de chegar no fim esperado por todos você faz uma curva de 90 graus que conduz a plateia para um final muito melhor do que aquele que eles esperavam. O andar pela estrada é PREPARAÇÃO – DESENVOLVIMENTO a curva o DESFECHO

GRÁFICAMENTE

Eu já falei isso mas irei repetir:

“O ideal é quanto menos palavras você puder usar para que a plateia entenda sobre o que você vai falar, melhor. ”

Isso quer dizer que quanto menor for a PREPARAÇÃO – DESENVOLVIMENTO melhor será sua estrada, sua piada

Eu gosto e recomendo sempre essa “técnica” de menos palavras para chegar no DESFECHO, isso porque quanto mais você falar, quanto maior for sua PREPARAÇÃO – DESENVOLVIMENTO maior/melhor deverá ser o DESFECHO. Isso chama Criar Expectativa.

Lembre da última vez que você ouviu uma piada. No momento que a pessoa  começa a contar, você começa esperar por algo engraçado, você começa a criar expectativa.

Quanto mais a pessoa fala mais aumenta sua curiosidade para saber o final da piada, a parte onde a pessoa vai rir. Ou seja, maior fica a expectativa. Isso quer dizer que quanto mais você falar mais seu desfecho terá que ser engraçado. 

Entenda que eu tenho certeza que você pode criar um desfecho extremamente engraçado, não coloco seu talento em dúvida mas é bom você ficar atento nessa questão do quanto mais você falar, quanto maior for sua PREPARAÇÃO – DESENVOLVIMENTO maior deverá ser seu DESFECHO. Caso isso não aconteça é só você lembrar da última vez que você ouviu alguém contar uma piada onde a pessoa falou, falou, falou, falou e chegou na hora da parte engraçada e não teve tanta graça assim. 

Uma técnica bem funcional sobre escrever suas piadas é ela ter 3 linhas.

  • Na 1ª linha está sua PREPARAÇÃO
  • 2ª linha o DESENVOLVIMENTO
  • 3ª o DESFECHO.

Óbvio que suas piadas podem ter mais que 3 linhas mas use esse padrão para toda vez que você escrever uma piada. Se você estiver na 5ª linha e não tiver nenhuma piada ainda, volte até a 3ª e coloque algo engraçado ali. Dessa forma você dará algo para a plateia até chegar no seu super e engraçado DESFECHO. Digamos que você dará um aperitivo de entrada para o prato principal que é a piada final.

Dentro da minha comunidade do meu treinamento de comédia o TPC um aluno teve uma dúvida a respeito dessa ideia de 3 linhas que eu acho que pode ser um tipo de dúvida recorrente.

Depois de ler isso você pode pensar que eu poderia ter apagado a parte do: “Valeu Pierre, você é o melhor”

Eu até pensei em apagar mas uma massagem no ego não faz mau a ninguém né.

Um dia falarei sobre esse seu amigo e inimigo que vive dentro de você e como pode ajudar ou te ferrar…nosso querido EGO.

Mas agora de volta ao tema.

Vamos a um exemplo de uma piada minha que funciona bem com o público e se encaixa na regra acima: 

Quando eu entrei na academia tinha tanto medo dos caras acharem que eu era gay que quando descobriam que eu era comediante e perguntavam se eu gostava de Porta dos Fundos eu dizia que não.

PREPARAÇÃO: Quando eu entrei na academia tinha tanto medo dos caras acharem que eu era gay

DESENVOLVIMENTO: que quando descobriam que eu era comediante e perguntavam se eu gostava de Porta dos Fundos

DESFECHO: eu dizia que não

Veja as piadas dos seus comediantes favoritos contam, observe a estrutura delas. Muitas vezes seguem esse padrão.

AÇÃO – criar piadas

Agora você já tem uma mega lista de assuntos e uma estrutura para seguir chegou a hora de finalmente criar!

Chegamos num ponto crucial!

Nessa hora alguns alunos do TPC travam, pois ficam muito presos aos padrões e regras e estruturas que eu falei acima.

Vai parecer estranho o que vou falar mas…..

DEIXE DE LADO TUDO AGORA

PEGA SEU ASSUNTO E ESCREVA TUDO, TUDO, TUDO QUE VIR A SUA CABEÇA QUE POSSA SER UMA PIADA.

Não precisa respeitar regra ou estrutura alguma.

Viaje na maionese.

Depois que você tiver todo seu material escrito, a partir de então vamos colocar dentro de regras e estruturas.

Mas no momento da criação não se apegue a nada, deixe sua mente trabalhar.

A PARTIR DESSE PONTO EU ESPERO QUE VOCÊ TENHA PIADAS ESCRITAS

pois irei de dar um guia.

Algo que acontece muito com quem começa é falar muito e não ter realmente um final cômico bom ou mesmo um final cômico.

As vezes você acha que sua observação sobre algo é muito engraçada por si só! Mas não é!  É necessário uma virada cômica. Não seja um babaca de achar que se você “acha” que o que você pensa é engraçado todo mundo vai achar também.

Já vi muitooooos comediantes profissionais e iniciantes se darem mau por causa desse pensando.

Mas vamos continuar…. acima foi minha parte pai falando.

No TPC eu abordo mais 12 estruturas de piadas que são uteis na hora de fazer as piadas mas aqui irei deixar pra você uma que é básica mas essencial.

Pegue todas as piadas que você escreveu e estruture da forma abaixo.

A famosa REGRA DE 3

Regra de 3 – é quando você cria uma tensão criando um quadro geral da situação usando 2 exemplos aceitáveis seguido por um terceiro exemplo que é totalmente inaceitável dentro da situação criada. 

O padre perguntou se eu acredito em Deus, eu disse que sim. O pai de santo perguntou se eu acredito em Orixás, eu disse que sim. Minha mulher perguntou se eu acredito nela, eu disse pra não forçar minha fé.

Eu gosto quando perguntam como eu estou? Eu digo que estou de boa, centrado e sempre cabisbaixo pra esquerda.

Cheguei o mais perto de você que posso para lhe ajudar a escrever suas piadas.

Não posso escrever por você.

Chegou a hora de você colocar sua criatividade pra trabalhar.

Para recordar:

  • Escolha um assunto que você tenha uma ligação bem forte.
  • Evite assuntos polêmicos se você estiver iniciando.
  • Faça e atualize sempre suas listas do EU GOSTO / EU NÃO GOSTO
  • Respeite a estrutura PREPARAÇÃO – DESENVOLVIMENTO – DESFECHO
  • Use o menor número de palavras possíveis para escrever sua piada.

 

RUMO AOS BONS 5 MINUTOS DE STAND-UP COMEDY

Até aqui eu lhe passei informações de como você escrever suas piadas agora precisamos preparar sua apresentação.

Vamos aos números.

Quantas piadas é preciso para ter bons 5 minutos?

  • aproximadamente 15 boas piadas.
  • 3 boas piadas por minuto

 

Eis abaixo um exemplo do que funciona pra mim para controle de tempo no papel.

Eu escrevo seguindo essa estrutura abaixo.

FONTE: ARIAL

ESTILO: REGULAR

TAMANHO: 12

 

vamos aos fatos

Chegar ao ponto de termos 15 piadas boas, 15 piadas engraçadas, 15 piadas que se completem para termos uma apresentação exige trabalho e dedicação e também não acontece de um dia para outro.

O que temos que fazer então?

Simples, escreva o máximo de piadas que puder.

Mas para não deixar você sem direção, vou te ajudar novamente.

Sentar a bunda para escrever 15 piadas de uma única vez, inicialmente será desgastante e talvez frustrante então vamos a mais um “regrinha“.

Escreva 3 piadas por dia durante os 7 dias da semana.

Em uma semana você terá 21 piadas.

Se você escrever 3 piadas todos os dias em um mês você terá 90 piadas.

Mas a princípio você só precisa de 15 piadas.

Então mãos a obra.

3 piadas por dia.

 

SUGESTÃO DE OURO

Não tenha filtros pra escrever.

Escreva todas as piadas que vierem em sua mente por pior que pareçam.

Nesse ponto que estamos QUANTIDADE É MUITO MAIS IMPORTANTE QUE QUALIDADE.

Não se censure. ( agora pelo menos) 

Eu falei pra escrever 3 por dia mas se escrever 5, 6, 7 em um dia no dia seguinte tem que escrever mais 3. 

Não há acumulo de piadas.

A ESCOLHA DAS 15 MELHORES

Tem duas formas de você escolher suas 15 piadas.

FORMA 1

Você vai apresentando suas piadas EM SHOWS a medida que for criando e escolhe as melhores de acordo com  as reações da platéia.

Para fazer desse jeito você terá que ter pelo menos uma apresentação semanal para poder “testar” as piadas.

Se esse não é o seu caso tem a forma 2.

FORMA 2

Você usa seu bom senso para escolher as piadas que você acha melhor.

1. Você pode apresentar suas piadas para um pequeno grupo de amigos.

2. Amigos que realmente irão lhe dar opIniões sinceras se a piada é boa ou não.

2.Não fale as piadas. Não mostre as piadas no papel. APRESENTE SUAS PIADAS.

A ordem das piadas na sua apresentação

Escolher a ordem com a que você vai apresentar é algo muito importante porque é a ordem dessas piadas que irá dar uma dinâmica para sua apresentação.

Mais uma vez eu lhe indico 2 maneiras de você escolher essa ordem.

  1. Confie no seu bom senso, bom gosto e experiência.

Quando se tem experiência as escolha da ordem das piadas é algo quase que automático.

Se esse não for seu caso.

  1. Vamos ordena-las de forma a equilibrar a qualidade das piadas na apresentação.

Para isso você terá um função bem importante. 

Numere sua piadas. 

Faremos uma escala da melhor para pior. ( essa escala é feita na lista das 15 melhores piadas que você já escreveu )

Piada 1 é a melhor e a piada 15 é pior.

Assista o vídeo explicativo abaixo

https://youtu.be/T3gfLgVO8GM?t=132

 

Recapitulando:

  • Escolha um assunto que você tenha uma ligação bem forte.
  • Evite assuntos polêmicos se você estiver iniciando.
  • Faça e atualize sempre suas listas do EU GOSTO / EU NÃO GOSTO.
  • Respeite a estrutura PREPARAÇÃO – DESENVOLVIMENTO – DESFECHO.
  • Use o menor número de palavras possíveis para escrever sua piada.
  • Escreva 3 piadas por dia durante um mês.
  • Escolha as 15 melhores piadas.
  • Coloque as 15 piadas em ordem para ter sua apresentação.

 

Se você seguir esses passos com certeza você terá seus 5 minutos de boa piadas para seu apresentação de stand-up bem mais rápido do que você imagina.

Até aqui eu te passei as informações necessárias para cumprir metade da promessa que eu te fiz que é de COMO TER SEUS BONS 5 MINUTOS DE COMÉDIA STAND-UP E SEMPRE SER CONVIDADO PARA APRESENTAR ( MESMO SENDO INICIANTE )

Metade porque os 5 bons minutos de piadas você já sabe como montar.

Agora vamos para segunda parte da promesa.

Mas antes…

https://www.youtube.com/watch?v=_gdXf3NiZDo

Sempre ser Convidado ( mesmo sendo iniciante )

Uma ideia que divulgo muito dentro dos meus workshops e principalmente dentro do TPC, divulgo porque acredito que é verdade, é a seguinte:

Um comediante apresenta suas piadas.

Você vai fazer uma apresentação.

Quando terminar sua apresentação vou vai lembrar se a apresentação foi boa ou ruim.

A platéia vai gostar ou não da sua apresentação.

Isso tudo para lhe chamar a atenção na palavra APRESENTAÇÃO.

Uma apresentação de stand-up não é chegar lá e mostrar suas piadas que estão escritas no papel. 

Uma apresentação de stand-up é chegar lá e  APRESENTAR suas piadas que estão escritas no papel.

Por isso que além da dedicação em escrever suas piadas você tem que se dedicar com igual intensidade para treinar sua apresentação.

Treinar sua apresentação chama: ENSAIAR

É extremamente importante que você ensaie por diversos 3 motivos.

Motivo 1. Você tem que memorizar suas piadas para não esquecer nenhuma.

A não ser que você tenha algum tipo de super memória, é a repetição exaustiva do ensaio que irá fazer com que você decore suas piadas. 

Não acredite que só porque você criou as piadas você irá lembra delas.

NÃO, NÃO VAI.

Motivo 2. Você tem que ter naturalidade ao contar sua piadas.

É muito constrangedor assistir um artista que está tentando lembrar o texto no palco.

Sabe porque rimos do tiozão do pavê que conta sempre a mesma piada?

Porque ele já contou tantas vezes que sai natural dele. Ele não cagueja e não fica tentando lembrar. Ele mantem o ritmo (timing) cômico da piada. 

Você já deve ter ouvido a frase: “Não é o que se diz e sim como se diz.” 

Pois então …. temos que cuidar muito do “como se diz”

Motivo 3. Ensaiar é um dos momentos que surgem ideias que para melhorar suas piadas bem como sua apresentação.

Por diversas vezes nos ensaios surgem ideias novas para serem acrescentadas no seu material porque você está 100% focado no assunto e dessa forma sua mente lhe presenteia com mais e mais ideias.

Motivo 4. ( lembrei agora ) Depois de estar extremamente ensaiado você estará preparado para sua apresentação e é isso que queremos né…..estar bem preparados para a apresentação.

Vamos imaginar

É agora a hora de eu cumprir 100% da minha promesa a você.

Como ser convidado para outras apresentações.

Imagine a cena:

Você está participando de um concurso de inciantes.

A famosa noite de Open Mic. 

Todos os participantes serão novatos. 

Isso quer dizer que a maioria irá chegar com as inseguranças de um novato que são o medo de esquecer o texto, o medo de suas piadas serem ruins, o medo da apresentação.

Quando chegar a sua vez, você não terá o menor medo de esquecer o texto porque depois de ensaiar 200 vezes  3 vezes ao dia, você sabe o texto mais do que seu próprio nome.

Você não terá medo de suas piadas serem sem graça porque você já passou pelo julgamento de uma pequena plateia e está apresentando seu melhor material.

Você não caguejará, sua voz não irá perder a força e você não ficará suando de nervoso porque já repetiu um milhão de vezes o que você irá fazer na apresentação.

Você se destacará dos outros inciantes e isso chamará a atenção dos comediantes profissionais e produtores presentes no evento.

Após o show vá trocar ideias com os outros comediantes. Tanto profisisonais quanto inciantes.

Se você realmente se destacou eles irão lhe dizer.

Depois disso comece o famoso networking.

Mas isso é papo para outro artigo!

PRONTOOOOOO…….. promesa cumprida.

 

Recapitulando:

  • Escolha um assunto que você tenha uma ligação bem forte.
  • Evite assuntos polêmicos se você estiver iniciando.
  • Faça e atualize sempre suas listas do EU GOSTO / EU NÃO GOSTO.
  • Respeite a estrutura PREPARAÇÃO – DESENVOLVIMENTO – DESFECHO.
  • Use o menor número de palavras possíveis para escrever sua piada.
  • Escreva 3 piadas por dia durante um mês.
  • Escolha as 15 melhores piadas.
  • Coloque as 15 piadas em ordem para ter sua apresentação.
  • Ensaie como sua vida dependesse disso.

 

É isso!

Se tiver algum dúvida manda uma mensagem no formulário abaixo.

Para conhecer mais do treinamento TPC clique no botão abaixo.

Eu criei Instagram @aprendacomedia, onde posto várias dicas sobre comédia, como essa abaixo!

 

É isso ai

Qualquer dúvida entre em contato…

Beijo pra quem é de Beijo
Abraço pra quem é de Abraço
Beijo e Abraço pra quem é guloso.
.
Pierre

COMO FAZER BONS 5 MINUTOS DE COMÉDIA STAND UP E SEMPRE SER CONVIDADO PARA APRESENTAR ( MESMO SENDO INICIANTE )

Tempo de leitura: 32 minutos

Até onde você iria para ter seus 5 minutos de uma excelente apresentação de stand-up comedy com a qual você fosse lembrado pelo público, outros comediantes e produtores de shows? 

Nesse artigo eu te mostro como escolher o tema para suas piadas, diversas formas de estruturar sua piada, juntar material para momentos onde a inspiração não te ajuda, estruturar sua apresentação, conseguir espaço para se apresentar sem ser chato, além de outros conhecimentos que eu considero necessários para iniciar uma vida profissional na comédia.’

O que você não vai achar aqui nesse artigo?
Muita teoria!

Não é me meu objetivo te ensinar teorias sobre comédia, nem história da comédia, muito menos falar de como um comediante é melhor que outro porque faz isso ou aquilo.

Eu te ajudo a tirar suas ideias cômicas da cabeça e colocá-las no papel, para depois serem apresentadas no palco.

Se você acha os 32 minutos de leitura desse artigo muito tempo de investimento para aprender a escrever piadas, então pode parar por aqui.

O que eu vou te ensinar e para ser praticado a vida toda.

Você está pronto para se dedicar de hoje até pra sempre para aprender a escrever piadas, a fazer comédia?

 

QUEM SOU EU PRA PROMETER UMA COISA DESSA?

Meu nome é Pierre Rosa, eu sou palhaço, comediante, ator e empresário a mais de 20 anos. Minha missão é ajudar a pessoa que já está envolvida com comédia e aquela que quer e sente que precisa trabalhar, se envolver profissionalmente com humor para que sua vida tenha algum propósito, para que sua vida tenha graça. Comecei minha carreira na comédia em 1997! 

Estou nesse mercado há mais de 20 anos tanto com shows no Brasil como em território internacional. Minha evolução artística segue essa ordem cronológica, se é que posso chamar assim: Palhaço, técnico de som & luz,  comediante, ator, produtor, roteirista, videomaker e…. ( sempre tem espaço pra mais.) 

Atualmente tenho o Porão da Comédia no Rio de Janeiro.

Quero ressaltar que também dou workshops presencias e criei o 1º Treinamento de Comédia no Brasil ( pelo menos eu não conheço e nunca vi nada igual)  é o TPC – TORNE-SE PROFISSIONAL DA COMÉDIA. 

 

SERÁ QUE EU (VOCÊ) SOU REALMENTE ENGRAÇADO?

 

Se você é iniciante na comédia, com certeza essa pergunta já rondou sua cabeça. Ou ainda ronda.

Durante alguns workshops e mesmo na comunidade do TPC algumas pessoas ainda tem duvidas quanto a serem engraçadas ou não.

A resposta pra isso é simples.

Não é você que vai dizer para você mesmo se você é ou não engraçado. São as pessoas a sua volta que lhe dizem isso. 

E depois de tanto você ouvir que você é engraçado você começa a acreditar!

Mas porque elas dizem que você é engraçado?

Provavelmente porque quando alguém fala alguma coisa você sempre tem um comentário “espirituoso” para fazer. E depois de você fazer esse “comentário” as pessoas riem.

Ou além de fazer comentários você faz coisas engraçadas. Imita, faz caretas, ou como muito ouvi falarem para mim: faz “palhaçadas”.

Aconteceu comigo:

Quando eu cursava a faculdade de Hotelária na cidade de Canela no Rio Grande do Sul, na hora do intervalo, quando todas as pessoas do campus estavam na area comum, eu subia até o topo de um pequeno morrinho que tinha atrás do campus, me deitava na grama e vinha rolando lá de cima até chegar na parte de cimento do prédio. 

Parece a coisa mais idiota do mundo mas eu lembro de todo mundo, ou pelo menos a maioria das pessoas, estarem rindo da minha ação. E pediam para eu fazer novamente. E lá ia eu.

Eu era o verdadeiro bobo da corte. Ou melhor, bobo da faculdade.

Eu mencionei esse fato específico porque eu o consideração o mais absurdo que eu já fiz para conseguir algumas risadas fora do ambito profissional.

Só pra constar, eu tinha 19/20 anos.

Essa foto abaixo é de 1998. Esse sou eu apresentando um show de talentos, idealizado por mim, na cidade de Canela no Rio de Grande do Sul.

Toda essa história foi para mostrar pra você que se as pessoas não rissem do que eu fazia ou dizia, isso iria me desmotivar a continuar fazendo e em algum momento eu pararia. 

Mas, graças a Deus, foi ao contrário.

A cada risada, a cada vez que me falavam que eu era engraçado mais e mais eu queria fazer coisas engraçadas. E isso acontece até hoje!

Então preste atenção a sua volta. 

Se você ouvir com certa constância que você é engraçado, acredite. Porque esse é o tipo de elogio que não se diz por educação, respeito ou qualquer tipo de convenção social. 

Quando você ouvir alguém dizer que você é engraçado pode ter certeza que tal elogio vem de coração puro de quem diz.

Quando alguém lhe diz que você é engraçado é uma forma da pessoa dizer obrigado por ter-lá feito sorrir.

Agora, é importante você ficar ligado(a)!

Se você não ouve muito isso…é bom começar a se preocupar! 

Pronto… agora vamos começar a preparar seus 5 minutos “matadores”. 🙂 🙂

 

 

 

QUAL ASSUNTO FALAR!

Já lhe digo de primeiro:  Não existe assunto errado! 

Diálogo entre você e eu: INÍCIO

Você: Então quer dizer que posso fazer piada de qualquer assunto? 

Eu: Pode. 

Você: Qualquer, qualquer, qualquer assunto? 

Eu: Sim. Qualquer assunto. 

Você: Que legal! 

Eu: Sim, que legal! Mas…… – 

Diálogo entre você e eu: FIM

SEMPRE TEM UM MAS, e ainda bem que sempre tem um mas. – mas…

  • mas nº 1:  lembre-se que toda vez que você fizer uma piada você será julgado pelas pessoas ( plateia )  se sua piada é ou não engraçada. Se as pessoas rirem do que você falou, você passou no julgamento, se elas não rirem do que você falou, você foi condenado. O bom é que você sempre terá a chance contar outra piada logo em seguida para tentar ser absolvido da última piada. E assim é do início ao fim da sua apresentação, uma sucessão de julgamentos a cada piada contada. Mas isso você já sabia.
  • mas nº2: eu poderia escrever um livro sobre esse tema mas você já deve ter ouvido falar muito sobre o tal politicamente correto e o limite do humor. 

Há alguns assuntos que eu sugiro você evitar no início de sua carreira. E quando digo início é no período que você está desenvolvendo quem é você enquanto comediante, depois que você já estiver bem seguro de quem é você enquanto comediante: O CÉU E A CADEIA SÃO O LIMITE. Os assuntos são: aborto, doenças terminais, qualquer assunto que envolva criança sofrendo, politica, religião e o que mais você e sua incrível sensibilidade percebam. 

Assuntos que tendem a causar comoção popular não são assuntos que alguém no início de carreira deva abordar. “Ah, mas esse e aquele comediante faz isso e ninguém reclama! Porque eles podem e eu não?” Responderei educadamente essa frase. Eles podem porque provavelmente são comediantes com alguns bons anos de experiência e uma carreira já bem trabalhada. Duvido que esses comediantes no início de suas carreiras abordavam assuntos que poderiam fazer com que fossem hostilizados pela plateia. 

COMO ESCOLHER O ASSUNTO

Complete os itens abaixo com no mínimo 10 respostas para cada.

Parte 1:   EU GOSTO

  • 1.1 coisas que eu gosto
  • 1.2 pessoas que eu gosto/admiro
  • 1.3 lugares que eu gosto de ir
  • 1.4 objetos que eu gosto
  • 1.5 situações que eu gosto de viver

Parte 2:  EU NÃO GOSTO

  • 2.1 coisas que eu não gosto
  • 2.2 pessoas que eu não gosto/admiro
  • 2.3 lugares que eu não gosto de ir
  • 2.4 objetos que eu não gosto
  • 2.5 situações que eu não gosto de vive

Quando você preencher essa lista você vai ter uma boa quantidade de assuntos para abordar.

Eis abaixo umas piadas minhas sobre algo que eu gosto muito que é cerveja. Gosto tanto que no momento que estou escrevendo esse artigo estou bebendo uma ou doze. 🙂

https://www.youtube.com/watch?v=fkrkwXujhtA

SUGESTÃO DE OURO

Nunca perca essa lista!

Atualize essa lista sempre que puder!

Essa lista vai lhe salvar em momentos de desespero! 

Um dos meus grandes amigos que é comediante, irei chamá-lo aqui de Zé,

O Zé passou um momento tenso na vida pessoal dele. E isso mexeu muito com ele. Sempre preocupado, stressado, nervoso mas mesmo assim tinha que trabalhar.

Trabalhar com criação artística demanda que nosso psicológico esteja sempre bem. Mas sabemos que na vida real isso é impossível de acontecer.

O Zé precisava gravar vídeos com piadas novas todas as semanas. Mas quem disse que ele conseguia criar.

Ele sempre falava que estava sem assunto pra falar e que não consegui escrever novas piadas a respeito do que ele vivia no momento.

Se o Zé tivesse uma lista com assuntos que ele gosta e não gosta, com certeza isso ajudaria muito ele.

 

Algum tempo atrás eu gravei 5 vídeos e postei gratuitamente no Youtube de COMO FAZER COMÉDIA STAND-UP.

No primeiro vídeo eu falo mais sobre essa escolha de assunto mas com uma abordagem diferente da citada acima.

Assista:

https://www.youtube.com/watch?v=DKK6EDHhiQo

COMO ESCREVER A PIADA

Lembrete: Uma boa piada são duas ideias/assuntos antagônicos que se juntam.

Para escrever é sempre bom ter um estrutura. Um guia para seguir. Então vamos lá.

ESTRUTURA / REGRA

Agora que você tem todo esse material anotado vamos escrever a piada. Mas antes falarei sobre A REGRA. (Volte a última frase e leia com voz de locutor da madrugada.) 

Existe uma regra muito simples, uma ideia muito difundida sobre a escrita da piada. A famosa em inglês: SET UP  & PUNCH LINE! 

Essa “REGRA” é muito útil, simples e eficaz. Na verdade não é uma regra é uma estrutura.

O SET UP em português é o mesmo que PREPARAÇÃO – DESENVOLVIMENTO juntos, essa é a parte onde você apresenta para a plateia o assunto sobre o que trata sua piada e fala um pouco sobre esse assunto. O ideal é quanto menos palavras você puder usar para que a plateia entenda sobre o que você vai falar, melhor. 

O PUNCH LINE em português é o mesmo que DESFECHO, essa é a parte engraçada da piada.

Simples né?
Sim, muito simples.
🙂

Mas o que é no desfecho esse “ALGO” que faz a plateia rir?
Boa pergunta.
Obrigado!

Existem diversos livros, teorias, estudos, conceitos sobre o que faz as pessoas rirem, falarei disso mais adiante mas sugiro a você que busque informações sobre o tema. Bem como sugiro a você que leia e estude tudo que for possível sobre comédia. História da comédia, estilos de comédia, biografia de comediantes que você admira, se informe o máximo que puder. Se tem algo que nunca é demais é o conhecimento.

 

É certo pensar que o grande “lance” da piada, o que faz uma piada ser engraçada é algo chamado de virada cômica. Durante sua PREPARAÇÃO – DESENVOLVIMENTO você apresenta e desenvolve sua ideia quando vem o DESFECHO é quando a plateia ri, é quando você surpreende a plateia com um DESFECHO que eles não esperavam, é algo que os faz rir. 

Um exemplo são os desfechos irônicos. Eu adoro ironia. Então pra mim, desfechos irônicos são engraçados.

– Pierre!
– Pois, não?
– Só desfechos irônicos são engraçados?
– Não. Não. Ironia foi só um exemplo.  Desfechos devem surpreender. 
– Pierre, para de enrolar e diz logo como surpreender? 
– Calma, vou dizer. 

Festa de aniversário surpresa quando todos convidados ficam escondidos a espera do aniversariante e quando esse chega todos aparecem gritando: FELIZ ANIVERSÁRIO. O aniversariante não esperava tal acontecimento então ele fica surpreso, se assusta e morre. Isso é o desfecho só que na piada ao invés de matar você faz rir.  

Mais uma forma de entender o desfecho é, uma forma poética.
Quando você conta uma piada às pessoas lhe permitem pensar por elas, você está com o controle sobre o que elas pensam naquele momento, você é o responsável pela construção de um caminho, uma estrada que deve levar ao riso. Então você começa a conduzir a todos pela estrada, já no meio da estrada o fim se aproxima e antes de chegar no fim esperado por todos você faz uma curva de 90 graus que conduz a plateia para um final muito melhor do que aquele que eles esperavam. O andar pela estrada é PREPARAÇÃO – DESENVOLVIMENTO a curva o DESFECHO

GRÁFICAMENTE

Eu já falei isso mas irei repetir:

“O ideal é quanto menos palavras você puder usar para que a plateia entenda sobre o que você vai falar, melhor. ”

Isso quer dizer que quanto menor for a PREPARAÇÃO – DESENVOLVIMENTO melhor será sua estrada, sua piada

Eu gosto e recomendo sempre essa “técnica” de menos palavras para chegar no DESFECHO, isso porque quanto mais você falar, quanto maior for sua PREPARAÇÃO – DESENVOLVIMENTO maior/melhor deverá ser o DESFECHO. Isso chama Criar Expectativa.

Lembre da última vez que você ouviu uma piada. No momento que a pessoa  começa a contar, você começa esperar por algo engraçado, você começa a criar expectativa.

Quanto mais a pessoa fala mais aumenta sua curiosidade para saber o final da piada, a parte onde a pessoa vai rir. Ou seja, maior fica a expectativa. Isso quer dizer que quanto mais você falar mais seu desfecho terá que ser engraçado. 

Entenda que eu tenho certeza que você pode criar um desfecho extremamente engraçado, não coloco seu talento em dúvida mas é bom você ficar atento nessa questão do quanto mais você falar, quanto maior for sua PREPARAÇÃO – DESENVOLVIMENTO maior deverá ser seu DESFECHO. Caso isso não aconteça é só você lembrar da última vez que você ouviu alguém contar uma piada onde a pessoa falou, falou, falou, falou e chegou na hora da parte engraçada e não teve tanta graça assim. 

Uma técnica bem funcional sobre escrever suas piadas é ela ter 3 linhas.

  • Na 1ª linha está sua PREPARAÇÃO
  • 2ª linha o DESENVOLVIMENTO
  • 3ª o DESFECHO.

Óbvio que suas piadas podem ter mais que 3 linhas mas use esse padrão para toda vez que você escrever uma piada. Se você estiver na 5ª linha e não tiver nenhuma piada ainda, volte até a 3ª e coloque algo engraçado ali. Dessa forma você dará algo para a plateia até chegar no seu super e engraçado DESFECHO. Digamos que você dará um aperitivo de entrada para o prato principal que é a piada final.

Dentro da minha comunidade do meu treinamento de comédia o TPC um aluno teve uma dúvida a respeito dessa ideia de 3 linhas que eu acho que pode ser um tipo de dúvida recorrente.

Depois de ler isso você pode pensar que eu poderia ter apagado a parte do: “Valeu Pierre, você é o melhor”

Eu até pensei em apagar mas uma massagem no ego não faz mau a ninguém né.

Um dia falarei sobre esse seu amigo e inimigo que vive dentro de você e como pode ajudar ou te ferrar…nosso querido EGO.

Mas agora de volta ao tema.

Vamos a um exemplo de uma piada minha que funciona bem com o público e se encaixa na regra acima: 

Quando eu entrei na academia tinha tanto medo dos caras acharem que eu era gay que quando descobriam que eu era comediante e perguntavam se eu gostava de Porta dos Fundos eu dizia que não.

PREPARAÇÃO: Quando eu entrei na academia tinha tanto medo dos caras acharem que eu era gay

DESENVOLVIMENTO: que quando descobriam que eu era comediante e perguntavam se eu gostava de Porta dos Fundos

DESFECHO: eu dizia que não

Veja as piadas dos seus comediantes favoritos contam, observe a estrutura delas. Muitas vezes seguem esse padrão.

AÇÃO – criar piadas

Agora você já tem uma mega lista de assuntos e uma estrutura para seguir chegou a hora de finalmente criar!

Chegamos num ponto crucial!

Nessa hora alguns alunos do TPC travam, pois ficam muito presos aos padrões e regras e estruturas que eu falei acima.

Vai parecer estranho o que vou falar mas…..

DEIXE DE LADO TUDO AGORA

PEGA SEU ASSUNTO E ESCREVA TUDO, TUDO, TUDO QUE VIR A SUA CABEÇA QUE POSSA SER UMA PIADA.

Não precisa respeitar regra ou estrutura alguma.

Viaje na maionese.

Depois que você tiver todo seu material escrito, a partir de então vamos colocar dentro de regras e estruturas.

Mas no momento da criação não se apegue a nada, deixe sua mente trabalhar.

A PARTIR DESSE PONTO EU ESPERO QUE VOCÊ TENHA PIADAS ESCRITAS

pois irei de dar um guia.

Algo que acontece muito com quem começa é falar muito e não ter realmente um final cômico bom ou mesmo um final cômico.

As vezes você acha que sua observação sobre algo é muito engraçada por si só! Mas não é!  É necessário uma virada cômica. Não seja um babaca de achar que se você “acha” que o que você pensa é engraçado todo mundo vai achar também.

Já vi muitooooos comediantes profissionais e iniciantes se darem mau por causa desse pensando.

Mas vamos continuar…. acima foi minha parte pai falando.

No TPC eu abordo mais 12 estruturas de piadas que são uteis na hora de fazer as piadas mas aqui irei deixar pra você uma que é básica mas essencial.

Pegue todas as piadas que você escreveu e estruture da forma abaixo.

A famosa REGRA DE 3

Regra de 3 – é quando você cria uma tensão criando um quadro geral da situação usando 2 exemplos aceitáveis seguido por um terceiro exemplo que é totalmente inaceitável dentro da situação criada. 

O padre perguntou se eu acredito em Deus, eu disse que sim. O pai de santo perguntou se eu acredito em Orixás, eu disse que sim. Minha mulher perguntou se eu acredito nela, eu disse pra não forçar minha fé.

Eu gosto quando perguntam como eu estou? Eu digo que estou de boa, centrado e sempre cabisbaixo pra esquerda.

Cheguei o mais perto de você que posso para lhe ajudar a escrever suas piadas.

Não posso escrever por você.

Chegou a hora de você colocar sua criatividade pra trabalhar.

Para recordar:

  • Escolha um assunto que você tenha uma ligação bem forte.
  • Evite assuntos polêmicos se você estiver iniciando.
  • Faça e atualize sempre suas listas do EU GOSTO / EU NÃO GOSTO
  • Respeite a estrutura PREPARAÇÃO – DESENVOLVIMENTO – DESFECHO
  • Use o menor número de palavras possíveis para escrever sua piada.

 

RUMO AOS BONS 5 MINUTOS DE STAND-UP COMEDY

Até aqui eu lhe passei informações de como você escrever suas piadas agora precisamos preparar sua apresentação.

Vamos aos números.

Quantas piadas é preciso para ter bons 5 minutos?

  • aproximadamente 15 boas piadas.
  • 3 boas piadas por minuto

 

Eis abaixo um exemplo do que funciona pra mim para controle de tempo no papel.

Eu escrevo seguindo essa estrutura abaixo.

FONTE: ARIAL

ESTILO: REGULAR

TAMANHO: 12

 

vamos aos fatos

Chegar ao ponto de termos 15 piadas boas, 15 piadas engraçadas, 15 piadas que se completem para termos uma apresentação exige trabalho e dedicação e também não acontece de um dia para outro.

O que temos que fazer então?

Simples, escreva o máximo de piadas que puder.

Mas para não deixar você sem direção, vou te ajudar novamente.

Sentar a bunda para escrever 15 piadas de uma única vez, inicialmente será desgastante e talvez frustrante então vamos a mais um “regrinha“.

Escreva 3 piadas por dia durante os 7 dias da semana.

Em uma semana você terá 21 piadas.

Se você escrever 3 piadas todos os dias em um mês você terá 90 piadas.

Mas a princípio você só precisa de 15 piadas.

Então mãos a obra.

3 piadas por dia.

 

SUGESTÃO DE OURO

Não tenha filtros pra escrever.

Escreva todas as piadas que vierem em sua mente por pior que pareçam.

Nesse ponto que estamos QUANTIDADE É MUITO MAIS IMPORTANTE QUE QUALIDADE.

Não se censure. ( agora pelo menos) 

Eu falei pra escrever 3 por dia mas se escrever 5, 6, 7 em um dia no dia seguinte tem que escrever mais 3. 

Não há acumulo de piadas.

A ESCOLHA DAS 15 MELHORES

Tem duas formas de você escolher suas 15 piadas.

FORMA 1

Você vai apresentando suas piadas EM SHOWS a medida que for criando e escolhe as melhores de acordo com  as reações da platéia.

Para fazer desse jeito você terá que ter pelo menos uma apresentação semanal para poder “testar” as piadas.

Se esse não é o seu caso tem a forma 2.

FORMA 2

Você usa seu bom senso para escolher as piadas que você acha melhor.

1. Você pode apresentar suas piadas para um pequeno grupo de amigos.

2. Amigos que realmente irão lhe dar opIniões sinceras se a piada é boa ou não.

2.Não fale as piadas. Não mostre as piadas no papel. APRESENTE SUAS PIADAS.

A ordem das piadas na sua apresentação

Escolher a ordem com a que você vai apresentar é algo muito importante porque é a ordem dessas piadas que irá dar uma dinâmica para sua apresentação.

Mais uma vez eu lhe indico 2 maneiras de você escolher essa ordem.

  1. Confie no seu bom senso, bom gosto e experiência.

Quando se tem experiência as escolha da ordem das piadas é algo quase que automático.

Se esse não for seu caso.

  1. Vamos ordena-las de forma a equilibrar a qualidade das piadas na apresentação.

Para isso você terá um função bem importante. 

Numere sua piadas. 

Faremos uma escala da melhor para pior. ( essa escala é feita na lista das 15 melhores piadas que você já escreveu )

Piada 1 é a melhor e a piada 15 é pior.

Assista o vídeo explicativo abaixo

https://youtu.be/T3gfLgVO8GM?t=132

 

Recapitulando:

  • Escolha um assunto que você tenha uma ligação bem forte.
  • Evite assuntos polêmicos se você estiver iniciando.
  • Faça e atualize sempre suas listas do EU GOSTO / EU NÃO GOSTO.
  • Respeite a estrutura PREPARAÇÃO – DESENVOLVIMENTO – DESFECHO.
  • Use o menor número de palavras possíveis para escrever sua piada.
  • Escreva 3 piadas por dia durante um mês.
  • Escolha as 15 melhores piadas.
  • Coloque as 15 piadas em ordem para ter sua apresentação.

 

Se você seguir esses passos com certeza você terá seus 5 minutos de boa piadas para seu apresentação de stand-up bem mais rápido do que você imagina.

Até aqui eu te passei as informações necessárias para cumprir metade da promessa que eu te fiz que é de COMO TER SEUS BONS 5 MINUTOS DE COMÉDIA STAND-UP E SEMPRE SER CONVIDADO PARA APRESENTAR ( MESMO SENDO INICIANTE )

Metade porque os 5 bons minutos de piadas você já sabe como montar.

Agora vamos para segunda parte da promesa.

Mas antes…

https://www.youtube.com/watch?v=_gdXf3NiZDo

Sempre ser Convidado ( mesmo sendo iniciante )

Uma ideia que divulgo muito dentro dos meus workshops e principalmente dentro do TPC, divulgo porque acredito que é verdade, é a seguinte:

Um comediante apresenta suas piadas.

Você vai fazer uma apresentação.

Quando terminar sua apresentação vou vai lembrar se a apresentação foi boa ou ruim.

A platéia vai gostar ou não da sua apresentação.

Isso tudo para lhe chamar a atenção na palavra APRESENTAÇÃO.

Uma apresentação de stand-up não é chegar lá e mostrar suas piadas que estão escritas no papel. 

Uma apresentação de stand-up é chegar lá e  APRESENTAR suas piadas que estão escritas no papel.

Por isso que além da dedicação em escrever suas piadas você tem que se dedicar com igual intensidade para treinar sua apresentação.

Treinar sua apresentação chama: ENSAIAR

É extremamente importante que você ensaie por diversos 3 motivos.

Motivo 1. Você tem que memorizar suas piadas para não esquecer nenhuma.

A não ser que você tenha algum tipo de super memória, é a repetição exaustiva do ensaio que irá fazer com que você decore suas piadas. 

Não acredite que só porque você criou as piadas você irá lembra delas.

NÃO, NÃO VAI.

Motivo 2. Você tem que ter naturalidade ao contar sua piadas.

É muito constrangedor assistir um artista que está tentando lembrar o texto no palco.

Sabe porque rimos do tiozão do pavê que conta sempre a mesma piada?

Porque ele já contou tantas vezes que sai natural dele. Ele não cagueja e não fica tentando lembrar. Ele mantem o ritmo (timing) cômico da piada. 

Você já deve ter ouvido a frase: “Não é o que se diz e sim como se diz.” 

Pois então …. temos que cuidar muito do “como se diz”

Motivo 3. Ensaiar é um dos momentos que surgem ideias que para melhorar suas piadas bem como sua apresentação.

Por diversas vezes nos ensaios surgem ideias novas para serem acrescentadas no seu material porque você está 100% focado no assunto e dessa forma sua mente lhe presenteia com mais e mais ideias.

Motivo 4. ( lembrei agora ) Depois de estar extremamente ensaiado você estará preparado para sua apresentação e é isso que queremos né…..estar bem preparados para a apresentação.

Vamos imaginar

É agora a hora de eu cumprir 100% da minha promesa a você.

Como ser convidado para outras apresentações.

Imagine a cena:

Você está participando de um concurso de inciantes.

A famosa noite de Open Mic. 

Todos os participantes serão novatos. 

Isso quer dizer que a maioria irá chegar com as inseguranças de um novato que são o medo de esquecer o texto, o medo de suas piadas serem ruins, o medo da apresentação.

Quando chegar a sua vez, você não terá o menor medo de esquecer o texto porque depois de ensaiar 200 vezes  3 vezes ao dia, você sabe o texto mais do que seu próprio nome.

Você não terá medo de suas piadas serem sem graça porque você já passou pelo julgamento de uma pequena plateia e está apresentando seu melhor material.

Você não caguejará, sua voz não irá perder a força e você não ficará suando de nervoso porque já repetiu um milhão de vezes o que você irá fazer na apresentação.

Você se destacará dos outros inciantes e isso chamará a atenção dos comediantes profissionais e produtores presentes no evento.

Após o show vá trocar ideias com os outros comediantes. Tanto profisisonais quanto inciantes.

Se você realmente se destacou eles irão lhe dizer.

Depois disso comece o famoso networking.

Mas isso é papo para outro artigo!

PRONTOOOOOO…….. promesa cumprida.

 

Recapitulando:

  • Escolha um assunto que você tenha uma ligação bem forte.
  • Evite assuntos polêmicos se você estiver iniciando.
  • Faça e atualize sempre suas listas do EU GOSTO / EU NÃO GOSTO.
  • Respeite a estrutura PREPARAÇÃO – DESENVOLVIMENTO – DESFECHO.
  • Use o menor número de palavras possíveis para escrever sua piada.
  • Escreva 3 piadas por dia durante um mês.
  • Escolha as 15 melhores piadas.
  • Coloque as 15 piadas em ordem para ter sua apresentação.
  • Ensaie como sua vida dependesse disso.

 

É isso!

Se tiver algum dúvida manda uma mensagem no formulário abaixo.

Para conhecer mais do treinamento TPC clique no botão abaixo.

Eu criei Instagram @aprendacomedia, onde posto várias dicas sobre comédia, como essa abaixo!

 

É isso ai

Qualquer dúvida entre em contato…

Beijo pra quem é de Beijo
Abraço pra quem é de Abraço
Beijo e Abraço pra quem é guloso.
.
Pierre

21 comentários em “COMO FAZER BONS 5 MINUTOS DE COMÉDIA STAND UP E SEMPRE SER CONVIDADO PARA APRESENTAR ( MESMO SENDO INICIANTE )”

  1. Esse texto é muito útil! Ajuda realmente a criar algo capaz de promover um início no mundo da comédia. Muito esclarecedor! Show!

  2. Carlos Manhães

    Excelente! Adorei o artigo, me ajudou muito a entender esse mundo da comédia. De fato uma leitura prática! Parabéns.

  3. RODRIGO DE SOUZA ESPIRITO SANTO

    Leitura obrigatória para todos os iniciantes e muitos iniciados.
    Parabéns!

  4. O artigo é sensacional. É um guia maravilhoso para quem tá iniciando no stand up. Vai me ajudar muito a moldar e desenvolver meus textos. Obrigado Pierre.

  5. Olha, eu achei que os vídeos já estavam ótimos, com esse material desenvolvendo o processo então… Leitura essencial, valeu mesmo!

  6. SERGIO PAGANI

    Bom dia…sensacional a maneira como você passa o seu conhecimento, sem frescuraiadas…….muito bom……vou tentar esse método e se o resultado for bom, vou me aprofundar nisso… Olhei no seu site e não há turmas abertas do TPC….é isso mesmo? avisa quando abrir o curso…

  7. Olá Sérgio, fico feliz que vc tenha curtido o artigo.
    Quando abrir a próxima turma eu te aviso sim.
    grande abraço
    Pierre

  8. Maria Leticia Cordeiro

    Pierre Rosa é um artista extremamente talentoso e generoso por nos fazer rir e, ao mesmo tempo, dividir seus conhecimentos. Um dia eu chego lá!?

  9. Naiara Santos Bispo

    Gostei muito da explicação. Estou fazendo um curso e tenho uma atividade para fazer. E esse artigo vai me ajudar muito na construção do meu texto. Obrigada por compartilhar!

  10. Obrigado pela sua doação. sou músico e estou querendo diversificar sou engraçado mas não sei contar piadas mas contando casos sou melhor

  11. Mauricio Mourao

    excelente texto… era disso que eu precisava… muito obrigado.

  12. Parabéns pelo artigo, mano. Muito bom. Tô na labuta em João Pessoa, tentando um espaço na comédia apesar dos meus 57 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *